Hacks Poderosos – Metodologia genFrame

Hacks Poderosos

Na medida da sabedoria, seja você sua própria prioridade. Somente assim as coisas realmente valiosas irão florescer na sua vida e então você as poderá compartilhar com os que estiverem à sua volta.

Em mentes muito ocupadas, as coisas realmente valiosas ficam ocultas; e quando são trazidas à luz, muitas vezes são ignoradas, porque em mentes muito ocupadas, os afazeres diários são normalmente a prioridade. O que não se percebe, é que muitas vezes estes afazeres estão a serviço de alguém ou de alguma coisa. Assim, aquilo que realmente faz sentido na sua vida permanecerá nas sombras até que você resolva dar espaço para elas se manifestarem.

Pare de se ‘preocupar‘ com o que as coisas parecem ser e comece a se ‘ocupar‘ em descobrir e se conectar com o que elas realmente são.

Todas as coisas e pessoas, em um nível original, são. Em outros níveis, entretanto, elas parecem ser. Da mesma forma como as sombras são distorcidas a cada ângulo de projeção da luz, assim também são as coisas e pessoas: a partir de cada cultura, de cada experiência pessoal, de cada senso de juízo, de cada aprendizado etc [são os ângulos] essas coisas e pessoas parecem ser algo diferente do que elas realmente são em seu nível original. Parar de observar as sombras, as aparências das coisas e pessoas, para buscar o que elas realmente são é um dos passos decisivos para a sabedoria.

Por que você empenha tempo pensando sobre o que deveria fazer ou, ainda, sobre o que deveria ser? O que acha de começar a descobrir quem você é?

Observe a natureza à sua volta: todas as coisas têm sua própria essência e seu próprio propósito. Assim é com o vento, com os rios, oceanos. Assim é com os animais, com a chuva, com o solo. Também são assim as florestas com seus incontáveis ecossistemas. Então olhe para você mesmo e observe-se como o ser natural que é, originado a partir de uma fonte igualmente natural, a fonte criadora de todas as coisas naturais. Assim como o fogo, você tem a sua própria essência e propósito. Decifre-os e começará a viver em plenitude.

Tão logo você pare de buscar por quantidade de conhecimento e passe a buscar pela profundidade deles, tão logo você crescerá

Toda grande estrutura precisa de fundações sólidas e profundas. Este é um princípio natural. A engenharia civil é um contexto perfeito no qual se observa a importância de se respeitar esse princípio: quanto mais alta a edificação, mais profundo e robusto precisa ser o seu alicerce. Além disso, para se  erigir a edificação, primeiro é preciso que o alicerce esteja pronto, na rigidez necessária. Uma árvore, antes de começar a brotar e a se desenvolver, lança suas raízes ao solo e não cresce nem um centímetro sem, primeiro, aprofundar e fortalecer suas raízes. O segredo do crescimento não está na quantidade, mas na qualidade, não está para fora, mas para dentro. Lance suas raízes, e então naturalmente você crescerá.

Deixar de olhar para os resultados e começar a olhar para os processos é o caminho que te fará alcançar os resultados

Olhar para resultados é uma forte tendência da sociedade moderna na qual a massiva exposição das redes sociais gera nos espectadores o desejo por conquistas similares às ostentadas nas redes. Mas assim como um rio só desagua no mar porque empenha sua energia em fluir ao longo do percurso, também você só poderá alcançar o destino desejado quando empenhar sua energia em fluir na caminhada, nos processos, na resolução de problemas e no alinhamento das rotas.

Quando você não tem a opção de pedir, só te resta agir. Este é o segredo da prosperidade. Por que você não experimentar pedir menos, esperar menos, e agir mais?

Toda consequência deriva de uma causa, todo resultado deriva de uma ação. Não existe ação que não produza resultado. A maioria dos seres humanos carrega consigo a intenção de pedir, de esperar algo de alguém ou de alguma coisa e tão somente por esta intenção a maioria dos seres humanos não consegue prosperar nas diversas áreas da vida. Esqueça o ‘pedir’, esqueça o ‘esperar’ e concentre-se em fazer, em agir. Então verá sua vida ser transformada.

Deixe de olhar para seus problemas e projetos como um emaranhado complexo de variáveis e passe a decompô-los em pequenas partes, olhando para eles detalhe a detalhe

Observe uma teia de aranha e verá uma complexa estrutura de fios trançados sistematicamente. Por outro lado, observe uma aranha tecendo sua teia. Ela a faz de forma simples, se concentrando em um fio de cada vez. Ao final, a complexa teia é, na verdade, apenas um combinado de fios simples. Assim como a aranha tece sua teia, resolva seus problemas ou desenvolva seus projetos parte a parte, concentrando-se em ações simples, uma de cada vez.

Em vez de tentar mudar circunstâncias sobre as quais você não tem controle, prefira adaptar-se a elas quando não puder mudar a rota.

Você jamais verá um animal tentando se livrar de predadores, procurando uma forma de conter as tempestades ou de mudar a direção do vento, mas você sempre os verá alterando rotas ou construindo sua morada com a estratégia necessária para preservarem a si mesmos. Anular seus esforços naquilo que você não pode controlar e direcioná-los a eficientes estratégias de adaptação aos mais diversos contextos darão a você o controle sobre sua própria vida.

Acrescentar elementos, pensamentos, variáveis, informações fará você tornar as coisas disformes. Você encontrará a forma das coisas quando começar a remover elementos em vez de acrescentá-los.

Muitos problemas não são resolvidos porque você acrescenta a eles novos ingredientes. Muitos projetos ou ideias não saem do papel porque você adiciona a eles novas variáveis. Em seu cotidiano, experimente desenvolver um pensamento minimalista e você começará a enxergar a forma das coisas, dos problemas, das ideias, das soluções, dos relacionamentos, das crenças, dos pensamentos. Isso colocará você em posição de controle, de agente das causas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *